top of page
51899953470_da2f540e8d_o.jpg

Todo corpo conta
         uma história!

ARRASTE E LEIA NOSSO BLOG

Outubro Rosa: ensaio fotográfico e a reconstrução da autoestima


Provavelmente você já viu alguma informação sobre o Outubro Rosa. Neste mês, acontece a campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento existe desde 1990 e tem como principal objetivo conscientizar sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade.

O câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre as mulheres. De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), estima-se mais de 59mil casos para o biênio 2018-2019 no Brasil. Diante desses dados, aproveitamos o Outubro Rosa para nos questionar: como ficam todas essas mulheres após receber o diagnóstico?

Sabemos que a notícia de uma doença nunca é fácil, mas quando falamos de uma doença que afeta um órgão feminino parece que as coisas se complicam ainda mais, já que para o tratamento pode ser necessário a retirada da mama. Também é comum a queda de cabelo, a pele ressecada e o aparecimento de manchas.

Além de lidar com o diagnóstico e com um tratamento muitas vezes agressivo, é preciso lidar com as transformações profundas na imagem. Afinal, muda-se a forma como a mulher se relaciona com o próprio corpo, a forma como se enxerga e a forma como os outros encaram com a imagem dela. Ou seja, uma série de mudanças que poucas pessoas estão preparadas para enfrentar.

Se reconhecer no espelho passa a ser difícil e gostar da própria imagem, um desafio. Diante de tudo isso, a autoestima vai lá para baixo. Mas as coisas não precisam seguir dessa forma sempre. É possível driblar a baixa autoestima e trabalhar a autoconfiança mesmo quando se passa por uma fase tão difícil quanto essa

.

Recuperando a autoestima

Como sempre falamos por aqui, um dos primeiros passos para recuperar a autoestima é buscar o autoconhecimento e se reconectar com a própria essência. Fazer isso não é simples, e, no caso de uma mulher que está passando por uma doença como o câncer de mama, pode ser algo ainda mais trabalhoso.

Por isso, é interessante buscar ajuda e recorrer a experiências que podem facilitar o processo, como é o caso do ensaio boudoir. Um ensaio fotográfico sensual onde a modelo é fotografada usando uma lingerie. Diferente de outras experiências, a ideia aqui é fortalecer a autoestima e fazer com que a mulher se sinta bem com a própria imagem.

É uma experiência desafiadora, principalmente quando falamos de mulheres diagnosticadas com câncer de mama. Porém, todo o processo e o resultado podem ser surpreendentes. É a chance de se ver sob outra ótica, com carinho e cuidado, já que as fotos serão o resultado do olhar do outro sob você.

Muitas vezes, ainda mais quando se passa por uma fase difícil, ver beleza na própria imagem é algo quase impossível. Mas, nesse sentido, o ensaio boudoir vem para ressignificar esse momento e mostrar que a beleza mora nos detalhes. Daqui alguns anos, ver essas imagens será inspirador.

Aproveite o Outubro Rosa para se tocar, se olhar e se reconectar com você mesma!


364 visualizações
Posts Recentes
Procurar por tags
Comentários

Share Your ThoughtsBe the first to write a comment.
bottom of page