top of page
51899953470_da2f540e8d_o.jpg

Todo corpo conta
         uma história!

ARRASTE E LEIA NOSSO BLOG

“Você tem fome de quê?”: projeto propõe reavaliar a relação das pessoas com a comida e seus corpos

Como é a sua relação com a comida? E com o seu corpo? É uma relação saudável e confortável ou conturbada? Você já parou para pensar sobre isso? É sobre essas questões que o projeto “Você tem fome de quê?” se propõe a refletir. Criado pela psicóloga clínica Vanessa Tomasini há três anos, ele tem o objetivo de reavaliar a relação das pessoas com a comida e seus corpos.

Vanessa é psicóloga clínica há 18 anos e percebeu a necessidade de aprofundar sobre esse tema e produzir conteúdo relevante a respeito nas redes sociais. “Esse projeto nasceu da vontade de poder falar um pouco sobre o que eu estudo há todos esses anos, do que eu vejo no meu consultório e como uma forma de usar as redes sociais de uma maneira que leve um conteúdo bacana para as pessoas”, explica a profissional.

Hoje, é muito comum que as pessoas tenham uma relação distorcida com a comida e com seus corpos. Uma relação baseada em números, dietas e restrições. Como consequência, os transtornos alimentares são cada vez mais comuns entre homens e mulheres. Ou seja, essa relação nem um pouco saudável ganha espaço na sociedade. Diante desse cenário, “Você tem fome de quê?” apresenta uma proposta que surge em boa hora.

O projeto

O projeto “Você tem fome de quê?” acontece tanto em espaço virtual quanto presencial. Para conseguir abordar a relação das pessoas com a comida e com seus corpos de diferentes formas e aprofundar cada vez mais o tema, o trabalho acontece de diversas maneiras.

A cada 15 dias Vanessa faz uma transmissão ao vivo em seu Instagram para conversar com seus seguidores – que somam mais de 30 mil – sobre o tema. Geralmente, ela está acompanhada por algum profissional da área da saúde ou alguém que estuda a respeito de sociedade, corpo, gordofobia ou pressão estética, para instruir melhor as pessoas.

Além disso, há um grupo de estudos com sete psicólogos e três nutricionistas que formam com Vanessa uma equipe de atendimento com valores mais acessíveis às pessoas.

Paralelamente ao “Você tem fome de quê?”, Vanessa tem um outro projeto chamado “Mulheres mais gentis”, que propõe que as mulheres tenham um olhar mais gentil com elas mesmas e com outras mulheres também. “A ideia é trabalhar com mulheres, com a gentileza em relação ao próprio corpo e com uma observação mais delicada a respeito das nossas diferenças”, comenta.

Naked Fotografia e Vanessa Tomasini

Nós das Naked Fotografia percebemos que o debate sobre corpo, alimentação e pressão estética é mais do que necessário quando falamos sobre autoestima e amor próprio. É por isso que a partir de hoje publicaremos uma série de textos que nasceram de uma parceria entre nós e a Vanessa. A ideia é que a psicóloga nos ajude a aprofundar questões fundamentais para entender melhor a relação das mulheres com o próprio corpo e como tudo isso pode ser melhorado.

Gostou da proposta? Você pode saber mais sobre o trabalho e o projeto da Vanessa em sua conta no Instagram @tomasini_vanessa e em seu site. Além disso, se você tem alguma sugestão de tema que gostaria de ver por aqui, é só escrever um comentário!


255 visualizações
Posts Recentes
Procurar por tags
Comentários

Share Your ThoughtsBe the first to write a comment.
bottom of page